Emoções, cores e culturas

Nesta postagem falaremos um pouco sobre as cores e seus significados, tendo como base o artigo  intitulado "Emoção transcultural e significados simbólicos da cor", escrito por Harshani Gajanayake (2019), pois como já foi mencionado em outras oportunidades, não há somente a comunicação verbal, há também a comunicação não verbal, e entender o significado simbólico das cores nos ajudará a em nossas situações comunicativas. 

Emoção transcultural e significados simbólicos da cor 


    A cor está presente em nosso cotidiano e em tudo que percebemos. Também por causa disso, ela acaba por influenciar nossas emoções e desencadear reações psicológicas, físicas, biológicas e metabólicas. Segundo Gajanayake a cor pode ser entendida como um bloco de construção fundamental de signos visuais e pode servir como forma de nos comunicarmos. 
    Os significados das cores são simbólicos na medida em que surgem de associações culturais, míticas, históricas, religiosas, políticas e linguísticas. Nesse contexto, elas podem significar tanto algo positivo quanto algo negativo, dependendo da simbolismo adquirido, ou seja, o simbolismo das cores varia de acordo com as convenções culturais. Segundo Gajanayake (2019), o contexto sociocultural e religioso em que uma pessoa foi criada também pode moldar a associação de significados das cores. Um exemplo é o preto e o branco. Enquanto no Ocidente o preto é visto como a cor da morte e do luto, no Oriente, é a cor branca que indica a morte e o luto. Outro exemplo é a cor vermelha: na China, ela representa alegria e prosperidade, já na África do Sul, é vista como sinal de perigo e simboliza derramamento de sangue. 

O que é cor? 

    Fisicamente, a cor está associada à luz como onda. Uma cor é um comprimeto de onda de luz. As disctinções entre as cores ocorrem por meio da matiz, do valor e da intensidade. A dferença mais visível entre as cores ocorre nos tons, que se relacionam com a intensidade. A itensidade determina o brilho ou opacidade da cor. O valor diz respeito ao nível de claridade ou escuridão da cor. As cores também podem ser diferenciadas de acordo com a temperatura (se quentes ou frias). Outro ponto importante é que as cores estão relacionadas à luz solar. Percebemos as cores por causa da luz. Sem a luz solar há apenas escuridão. 
    Acima, falei sobre a capacidade que as cores tem de comunicar e despertar em nós sensações e sentimentos. É disso que falaremos agora. 

Emoção e cultura



    Segundo Gajanayake (2019) A emoção é a experiência consciente do afeto, completa com a atribuição de sua causa e a identificação de seu objeto. Para a autora, o significado da emoção é determinado por nós com base na força do evento, realidade e relevância e fatores relacionados às nossas informações básicas que controlabilidade, prontidão, merecimento. Nesse sentido, determinadas cores podem despertar em nós sensações boas ou ruins. Mas isso depende também sobre o que a cultura em que estamos inseridos convenciona sobre isso, uma vez que isso influencia nossa forma de perceber as cores. 

Por que associamos cores diferentes a emoções diferentes?

    A resposta para essa pergunta pode estar justamente no que diferencia uma cor de outra, como a temperatura, por exemplo. Cores mais quentes, como o vermelho e o laranja, tendem a despertar em nós sensação de energia e movimento, o que em certo momento pode geral sensação de ansiedade. Cores mais frias, como o roxo e o azul, por sua vez, geram sensação de tranquilidade e calma. 
    Cores mais claras geralmente estão ligadas a sentimentos positivos e passam sensação de calma e tranquilidade, enquanto cores mais escuras relacionam-se a emoções negativas como tristeza. 

Simbolismo cultural da cor

    Conforme o que foi exposto até aqui, vimos que a cores estão diretamente relacionadas à cultura e que o que elas simbolizam depende de crenças e valores culturais. A autora Gajanayake (2019) traz exemplos de cores que, em culturas e tempos distintos, são vistas tanto negativamente quanto positivamente: 
1) Vermelho: Conotações positivas - O vermelho está ligado ao amor e à fertilidade. Na Roma antiga, as noivas eram envoltas em um véu vermelho ardente. Conotações negativas - Como a cor do sangue, o vermelho é um símbolo de advertência, guerra, destruição, sexo, pecado e assassinato. Na mitologia romana, o vermelho está associado ao deus da guerra, Marte.
2) Amarelo: Conotações positivas - O amarelo está associado ao sol e seus poderes geradores de vida. O sol amarelo era adorado como um deus em muitas culturas. Conotações negativas - anuncia a velhice e a aproximação da morte. Para os índios Tewa Pueblo, é a cor do oeste, que está associada a uma direção para o submundo. 
3) Verde: Conotações positivas - Pode representar despertares, novos começos e crescimento. Na China, está relacionado à primavera. Conotações negativas - representa perigo e morte. Os antigos egípcios temiam gatos de olhos verdes e impunham a pena de morte a todos os culpados de matar essas criaturas. Na Europa medieval, o verde era associado ao Diabo e usá-lo era considerado azar para os seres humanos.
4) Azul: Conotações positivas - símbolo de paz e pureza, é a cor da Virgem Maria. Jesus ensina com uma roupa azul. O azul, o símbolo da verdade e da eternidade de Deus, sempre será o símbolo da imortalidade humana. Os amuletos azuis em algumas culturas devem neutralizar o mau-olhado.  Conotações negativas - O azul representa os excessos da emoção calma. É frequentemente considerado sinônimo de depressão.
5) Branco: Conotações positivas - O branco pode ser definido como a cor absoluta da luz. Simboliza a verdade, a pureza, a inocência e o sagrado ou divino. Em muitas culturas, as vestes brancas são vestimentas sacerdotais, associadas simbolicamente à pureza e à verdade. Conotações negativas - Por outro lado, o branco está associado à palidez, falta de sangue, falta de vigor e morte. No antigo Egito, o branco simbolizava o deserto sem vida que cobria grande parte do país. 
6) Preto: Conotações positivas - No Egito, a escuridão da terra e das nuvens de chuva representa a escuridão sufocante da germinação. O preto era a cor do "renascimento" e da "ressurreição". Conotações negativas - No mundo ocidental, o preto carrega muitas conotações negativas, muitas delas centradas no medo e no desconhecido. A morte e o luto são simbolizados no Ocidente pelo preto. O Ceifador, como a personificação da morte, está totalmente escondido por vestes negras.

Conclusão
    Por meio da exposição do artigo, buscamos entender um pouco sobre as cores e sobre como elas tem papel fundamental na comunicação não verbal, e buscamos exemplificar as variações nos simbolsmos das cores de acordo com a cultura. 

Referências 

CAJANAYAKE, Harshani. Cross-cultural emotion and symbolic meaning of colors. [S. l.], 2019. Disponível em: https://international.binus.ac.id/graphic-design/2022/02/02/cross-cultural-emotion-and-symbolic-meanings-of-color/. Acesso em: 15 mai. 2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stuart Hall e a Teoria da Codificação e Decodificação

A Linguística, suas áreas e sua relação com o cérebro humano

O triângulo retórico e a argumentação