Comunicação não verbal no meio digital: emoticons e emojis
Neste post, falaremos um pouco sobre os emoticons e emojis, e suas funções na comunicação digital.
Você já se perguntou “para que servem os emoticons e emojis”?” É isso que iremos discutir nesse post, com base em Scott (2022).
O QUE SÃO EMOTICONS E EMOJIS?
Primeiramente, cumpre destacar que a invenção do emoticon é geralmente atribuída ao cientista da comunicação Scott Fahlman. Os emoticons são carácteres diversos combinados utilizados para criar representações de expressões faciais. Desde que foram criados, os emoticons funcionam como meio de navegação nas condições contextuais específicas da comunicação digital.
Exemplos de emoticons: ;-) / :-) / :-(
Os emojis, por sua vez, são pictogramas que podem ser utilizados em mensagens e documentos como um único caractere. Os emojis possuem uma maior variedade em relação aos emoticons.
Exemplos de emojis: 🤣😱👍🏽👀
O que já se pode observar é que, atualmente, o uso de emojis tem sido maior do que o de emoticons pelos usuários, o que significa que os emojis estão substituindo os emoticons atualmente.
A FUNÇÃO DOS EMOTICONS E EMOJIS
Esses recursos desempenham um papel fundamental na comunicação digital, e são geralmente associados ao uso informal e lúdico da linguagem, podendo ser utilizados para substituir expressões faciais, gestos e outros sinais não verbais. Entretanto, é importante ressaltar que suas funções evoluíram, e vão além das que já foram citadas até agora.
Os emojis, por exemplo, podem ser usados em algumas situações para transmitir um significado diferente do que comumente é atribuída a ele, e cabe ao destinatário tentar inferir qual é esse outro significado pretendido. Eles também podem ser utilizados para atenuar a seriedade de uma mensagem e/ou para comunicar atitudes e emoções.
A função primária dos emoticons e emojis é transmitir significado pragmático, tendo, portanto, relação com os atos de fala. Nesse sentido, eles ajudam, dentre outras coisas, a restringir o significado das palavras na mensagem. Também podem ser utilizados para indicar sarcasmo e ironia, que podem ser identificados por meio de suposições contextuais e pela incongruência entre a mensagem e o caractere (s) utilizado.
Portanto, os emoticons e os emojis fornecem pistas sobre o significados pretendido no enunciado, mas não podem ser interpretados sem referência ao contexto em que estão sendo produzidos.
Referências
SCOTT, Kate. Non-verbal communication online. In: SCOTT, Kate. Pragmatics online: language and digital media. Abingdon: Routledge, 2022. p. 82-107. Disponível em: https://padlet.com/giseldacostas/bibliografia-letramentos-e-multimodalidade-tbiem1st8pit/wish/KxJvagzRRRklWAg0. Acesso em: 13 abr. 2025.
Comentários
Postar um comentário