APRESENTAÇÃO DO TEXTO, PRAGMÁTICA E PONTUAÇÃO ONLINE E GIFS DE REAÇÃO

     A linguagem não verbal online tem suas formas de ser entendida e percebida. Na postagem de hoje, veremos um pouco mais sobre algumas das estratégias que podem ser utilizadas online para a conotação de sentidos, tendo em vista que a linguagem online, a primeira vista, pode parecer limitada no que se refere à atribuição de sentidos na comunicação. As informações aqui apresentada possuem como base o estudo de Scott (2022). 


A APRESENTAÇÃO DO TEXTO E A PRAGMÁTICA ONLINE


   Quando falamos sobre a apresentação do texto online ou offline, há alguns recursos que podem ser utilizados para comunicar por meio da mensagem. Há como escolher o tamanho e o estilo das letras e além disso, decidir colocar em itálico ou negrito. Essas são algumas das estratégias que podem ser utilizadas para comunicar alguma emoção, por exemplo. Ao colocar as letras em itálico ou negrito, o autor pode dar ênfase em algum termo do enunciado, e isso, por sua vez, também atribui um sentido. 

    Há também a opção de variar no tamanho das letras ao longo do texto. a mescla entre letras em caixa alta e em tamanho normal também podem revelar uma intenção por parte do autor de um texto. Pode revelar sentimentos de euforia e excitação, ou também, o foco em um determinado termo, dependendo do contexto.

    Além da variação no estilo e no tamanho das letras, podemos também utilizar a pontuação no texto para comunicar.


    A PONTUAÇÃO ONLINE 


    Outro recurso textual que é utilizado é a pontuação nos textos online. Por meio da pontuação, o autor pode também comunicar sentimentos. Dois exemplos de pontuação utilizadas online para atribuir emoção e sentimentos são o ponto final e as reticências. Algumas pesquisas já demonstram que o ponto final pode ser usado nos textos online para indicar que algo não vai bem, para demonstrar insatisfação e sentimentos como a raiva. Por outro lado, o uso de reticências é observado para suavizar alguma informação já mencionada, ou para indicar que o autor e perdeu em sua declaração. 

    Todas as estratégias citadas até aqui revelam que o autor utiliza formas de realizar suas intenções em seus textos, e que por traz do texto há o ato ilocucionário, aquilo que realmente se quer dizer por meio do texto. Entretanto, há também o uso dos recursos não verbais online, como por exemplo, os gifs de reação, para comunicar algo.


OS GIFS DE REAÇÃO


    Os gifs são imagens curtas, silenciosa e animadas, que são geralmente recortadas de um vídeo mais longo, reproduzidas em loop. Por meio do uso dos gifs, os usuários online podem ampliar suas formas de se fazer entendidos no meio digital, uma vez que as reações dos gifs escolhidos sempre comunicam algo. Além disso, cumpre destacar que o uso desse recurso é bem prático, uma vez que os interlocutores não precisam saber a origem do gif ou de que contexto ele surgiu para compreender a mensagem em um determinado contexto. Outro ponto é que os gifs podem também ser combinados com textos, o que facilita e deixa ainda mais assertiva a comunicação.  


Exemplo de gif animado sem texto

Fonte: mailbiz 


Exemplo de gif animado com texto 
Fonte: Tenor




REFERÊNCIAS 

SCOTT, Kate. Non-verbal communication online. In: SCOTT, Kate. Pragmatics online: language and digital media. Abingdon: Routledge, 2022. p. 82-107. Disponível em: https://padlet.com/giseldacostas/bibliografia-letramentos-e-multimodalidade-tbiem1st8pit/wish/KxJvagzRRRklWAg0. Acesso em: 13 abr. 2025.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stuart Hall e a Teoria da Codificação e Decodificação

A Linguística, suas áreas e sua relação com o cérebro humano

O triângulo retórico e a argumentação